3 Ecos da Falésia: UM PRESENTE APETITOSO

segunda-feira, junho 19, 2006

UM PRESENTE APETITOSO

É já no próximo mês de Agosto, mais precisamente, no dia 15, que essa referência máxima do pluralismo e democracia, que dá pelo nome de Fidel Castro, perfaz umas 80 felizes Primaveras.
Ora, se para os aniversários é costume convidarem-se os amigos mais queridos, estes, por seu lado, tentam corresponder, o melhor que podem e sabem, com um presentinho, à altura.

Evo Morales, um dos eleitos e que nutre, por Fidel, uma devoção canina
- chamando-o, até, carinhosamente, "Abuelito sábio"- tratou logo de pôr os seus três neurónios a fervilhar, em busca de uma ideia que não o deixasse mal visto.
Numa alocução às massas, na cidade de Escoma, inaugurando um hospital financiado por Cuba, eis as suas palavras:
- "Como fomos convidados, porque não vamos, alguns de nós, à festa de aniversário e passamos o dia com o camarada Fidel?
Mas o que devemos levar-lhe, de presente? ( este Evo pede sempre a opinião do Povo)
Podíamos oferecer-lhe um "Poncho", ou podíamos dar-lhe um "Chicote" para gado. Os cultivadores de coca sugerem: Porque não levarmos um BOLO DE COCA a Fidel?
Assim, estes cultivadores irão levar-lhe o seu BOLO DE COCA!"
Aplausos delirantes da populaça esclarecida.

Agora, é esperar para ver se Fidel apreciará a ideia e se provará o bolo.
Se o fizer, talvez o seu povo tenha a grande sorte de assistir à maior maratona discursiva, com direito a página no "Guinness".
Mas a ideia do chicote também não era de se deitar fora:
O "Abuelito sábio" poderia usá-lo, em ocasiões especiais, quando precisasse de chicotear, pessoalmente, um ou outro opositor político que se tornasse demasiado inoportuno.

Voltando ao nosso amigo Evo:
Está na calha, com o apoio de Fidel e Chavez ( o Trio Maravilha), uma campanha internacional para a despenalização do consumo de coca.
Esta aplicação do produto, na culinária, pode bem ser o primeiro passo.
Aquela carola não pára.
Só ideias brilhantes.

TLIM