3 Ecos da Falésia: CRUZES, CANHOTO

segunda-feira, dezembro 31, 2007

CRUZES, CANHOTO



Em cada ano que começa, aquela zelosa Associação -República e Laicidade - não falha a proporcionar-nos umas alegrias.
Desta vez, embandeirou em arco porque o governo, seguindo as suas exigências, proibiu que as escolas ostentem nomes de santos.
Acho bem. Quem sabe se o próprio nome da escola não será, em si mesmo, um factor psicológico decisivo, no aproveitamento de cada aluno?
Tipo-" Ai e tal, bute aí, beber umas bejecas no bar da esquina, que o SANTO protege-nos e nem vão dar pela nossa falta, meu".
E isso.

Depois, a Associação descobriu que o BARÇA teve a inteligência de alterar o símbolo que ostentava desde o início da sua formação.
Para não ofender outras crenças, evidentemente.

Aí, eu fui ao site e, surpreendentemente, por lá, o simbolo continua como sempre foi. Cruzinha e tudo.
Alguém anda enganado. Wishful thinkings, se calhar.

Finalmente, pude constatar que a CRUZ VERMELHA passou a CRISTAL VERMELHO, tendo substituído o símbolo da cruz, por um losango, o que também faz todo o sentido, não fossem levar com umas bombas por cima, à conta da cruz. Refiro-me à eventual presença da organização humanitária em países evoluídos como o Irão, Afeganistão, Iraque, Paquistão e por aí adiante.
.
Que ALÁ abençoe, portanto, a vigilância da REPÚBLICA e LAICIDADE que só quer o bem de todos.
Estou mesmo em crer que, só por mudarem, então, o nome às escolas, o ano nos vai correr muitíssimo melhor.
.
Nota de rodapé: Às tantas, a bebedeira do José Diogo Quintela também foi o São José a fazer das suas.
.
*********************************************************************************
Etiquetas: Associações, vigilâncias e agora é que o país vai para a frente.

14 Comments:

At 5:46 da tarde, Blogger Ana M. said...

Adoráveis estas datas que aparecem de vez em quando.
Já estamos a 2 de Janeiro, mas o Blogger ainda não acertou o calendário.
Isto é para aí influência perniciosa de algum santo.

 
At 6:18 da tarde, Blogger Maria said...

O blogger esteve tonto, ontem... Durante mais de 3 horas não tive acesso ao meu blog (tinha aos outros), cheguei a pensar que tinha sido apagado...
Se calhar agora qquerem Escolas com o nome do sócrates e do cadilhe e do berardo, hehehhehehehe...
(este último armado em salvador da pátria...)
Tens que me explicar melhor essa da bebedeira do gato, e olha que não sou loira...

Beijinhos

 
At 7:25 da tarde, Blogger Ana M. said...

Maria:
O gato vinha do Parque das Nações quando foi parado pela polícia que quis vê-lo repetir, ao vivo, a cena de soprar no balão que ele tinha incluído num sketch, essa mesma noite.
Vai-se a ver, ele apresentava uma taxa de alcoolemia de 1,6 gr/l.
Apesar dos protestos, ficou detido até às 04h20 e a viatura apreendida.
Hoje, terá sido ouvido em tribunal, não se sabendo ainda qual o "castigo"...

Escola Joe Berardo parece-me bem.
Sócrates é que é nome mais adequado para universidade.
Penso eu de que.

Beijinho

 
At 7:39 da tarde, Blogger Gi said...

Somos um país laico. Confesso que, embora seja agnóstica, não me faz qualquer tipo de confusão mas acredito que seja matéria "sensível" paraquem professe outra religião. Não sei !
Creioq ue estas decisões sã ponderadas e não tomadas de ãnimo leve. É claro que a mudança de nomes para mim é complicada. Passados 20 anos ainda digo a antiga Frederico Ulrich (por exemplo) porque não me lembro (nunca) do nome da nova rua.Vomo este há muitos.

Como é que se irá chamar São Bento . iram-lhe o nome do Santo porque na política não há milgares? E Santa Apolónia? Fica perto do Campo Cebolas,ficará a estação das cebolas ? Também devem deixar de transmitir pela televisão as noivas de Santo Anónio, afinal é televisão pública ... passam as chamar-se as noivas da Cidade?

Complicado ! :)

Beijos

 
At 7:43 da tarde, Blogger Gi said...

Quanto ao Gato ... a polícia não deve ter gostado da brincadeira, não me admirava que estivessem à coca :). Quanto a ele ser detido ... não é diferente de todos os outros. Sendo uma figura pública e fazendo as críticas que faz devia ser mais cuidadoso, mais responsável .

beijos

 
At 9:44 da tarde, Blogger Ana M. said...

Gi:
Pois somos um país laico.
Mas "não havia necessidade" de se ser picuinhas com certas coisas.
Levado tudo a eito, deparamo-nos com hipóteses a roçar o ridículo, como as que enunciaste.
E irrita-me solenemente esta Associação de laivos pidescos que anda permanentemente a vigiar as "prevaricações" do Estado, no que eles entendem ser o favorecimento dos católicos.
A desculpa está sempre relacionada com as outras confissões, mas há ali uma mal disfarçada intolerância relativamente ao catolicismo.
Eu sou pessoa de muito pouca fé.
Mas até gostava de não ser.
Em momentos difíceis, quem acredita tem para onde se virar.
Quem não acredita fica mais só.

Desculpa o relambório.

As figuras públicas estiveram hoje na berlinda.
A segunda foi o Presidente da ASAE, fotografado a tirar umas fumaças já no dia 1...
Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço...
Conclusão:
Ser figura pública é tramado.

Beijinho

 
At 10:38 da tarde, Blogger Pedro said...

Sininho

Custa-me admiti-lo, mas estou cansado de malhar nessa patrulha da santa aliança entre ateus e aspirantes a mustafás. Cansado, porque aquilo que me repugna prefiro ignorar, mas não devia por razões óbvias.
Quando os queridos aliados deles começarem a ameaçar-lhes a segurança do condomínio privado talvez eles pensem suas vezes ou se esqueçam da sua pidesca ocupação. Alguns deles ainda têm o desplante de chorar lágrimas de corcodilo por Benazhir Butto...

 
At 1:34 da manhã, Blogger Ana M. said...

Pedro:
Quando esse condomínio privado for ocupado, estaremos todos metidos num lindo molho de brócolos...
Vire essa boca pra lá...
Não há-de ser nada.

Abraço

 
At 3:39 da tarde, Blogger Luis Eme said...

O pior é que também querem acabar com os santos mais populares e lá se vão mais uns feriadozitos (esta inventei eu)...

abraço

 
At 11:48 da tarde, Blogger Ana M. said...

Luís:
Brinca, brinca.
Hoje em dia já poucas coisas me fazem admirar...

Abraço

 
At 3:09 da tarde, Blogger Cristina Caetano said...

Algum brasileiro anda contaminando a cabeça dos políticos portuguese: só pode ser isso...

Esses projetos no estilo "falta do que fazer" é bem típico daqui. Cruz credo, credo in cruzes. Eu chamava já, já, um pai de santo daqueles que costumas colocar a foto por aqui e fazia um despacho rapidinho... ai que mêda (mêdo em estilo carioca)!

Beijinhos

 
At 10:33 da tarde, Blogger Ana M. said...

Cris:
Com o nosso Sócrates, não há pai de santo que resulte, hehehe...

Beijinho

 
At 4:33 da tarde, Blogger Cristina Caetano said...

Tô tatibitati e ninguém me critica. Como é bom ter amigos! Claro que só vi agora: "portugueses" é diferente de "portuguese".

Beijinhos

 
At 10:55 da tarde, Blogger Ana M. said...

Cris:
Quem nunca teve uma "gralha" (azar na ortografia) que atire a primeira pedra...
As minhas já são incontáveis.

Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home