3 Ecos da Falésia: REGRAS DE UM BOM MUÇULMANO - I

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

REGRAS DE UM BOM MUÇULMANO - I


Este livrinho, publicado em França, no ano de 1979, foi feito a partir de três obras do Ayatollah khomeiny, que, assim, legislou sobre o comportamento dos crentes no Islão. Nele se encontram, apenas, excertos, algumas regras que se revelam verdadeiramente singulares, aos olhos de outras civilizações.
Tal como o "Expresso", que, na altura, publicou algumas dessas regras, proponho-me, agora fazer o mesmo, em alguns dos meus postes, traduzindo-as do Francês.

SOBRE A FORMA DE COMER E BEBER

1 - Devem observar-se dezoito regras, na altura da refeição: a) lavar as mãos antes da refeição; b) lavar e enxugar as mãos depois da refeição; c) o dono da casa deve começar a comer antes de todos os convidados e terminar depois deles; ele deverá ser o primeiro a lavar as mãos, antes da refeição, seguido da pessoa que se encontra à sua direita e assim sucessivamente, até chegar à que está à sua esquerda; no fim da refeição, deve inverter-se esta ordem; d) começar a refeição, invocando o nome de Alá; mas, se houver vários pratos, recomenda-se a invocação, a cada novo prato; e) comer com a mão direita; f) comer com três dedos e deixar livres os outros dois; g) comer pequenas quantidades de comida, de cada vez; h) prolongar a refeição o mais possível; i) mastigar, devagar, a comida; j) fazer o elogio de Alá, no final da refeição; k) lamber os dedos; l) palitar os dentes com um palito que não pode ser obtido a partir dos ramos duma româzeira, da planta do alho, de qualquer planta aquática ou da folha duma tamareira; m) juntar os restos da refeição e comê-los; mas, se esta tiver sido feita no deserto, é preferível deixar os restos para os pássaros e os animais; n) comer, apenas, no início do dia e ao caír da noite, abstendo-se de o fazer noutras alturas; o) deitar-se, de costas, depois da refeição e colocar a perna direita sobre a perna esquerda; p) tomar uns grãos de sal, no início e no fim da refeição; q) lavar as frutas antes de as comer.
2 - Onze coisas se devem evitar, durante a refeição: a) comer sem ter fome; b) comer copiosamente, coisa reprovada pelo Todo Poderoso; c) olhar para os outros, enquanto se come; d) comer alimentos muito quentes; e) soprar para o prato ou para o copo para arrefecer a comida ou a bebida; f) demorar a comer, assim que tiver sido colocado o pão sobre a esteira; g) cortar o pão com uma faca; h) pousar o pão no sítio onde se está sentado; i) rapar o osso, sem deixar qualquer resto de carne; j) descascar as frutas; k) deixar ficar um fruto meio comido.
3 - Seis princípios devem ser seguidos, quando se bebe água: a) sorvê-la, não a bebendo aos golos; b) beber de pé; c) invocar o nome de Alá, antes de começar a beber e no final; d) beber em três tempos; e) beber com satisfação; f) recordar o martírio de Hazrat Aba Abdollah e da sua família e amaldiçoar os seus assassinos, depois de acabar de beber.
4 - Cinco coisas devem evitar-se, quando se bebe: a) beber demasiado; b) beber depois de um copioso repasto; c) beber, em pé, durante a noite; d) pegar na taça da água, com a mão esquerda; e) beber pelo sítio onde houver uma racha ou pelo sítio da asa.
5 - Entre os órgãos das aves, caça, animais domésticos, peixes, etc, cuja carne é autorizada para ser consumida, há quinze que estão proibidos: a) o sangue; b) os excrementos; c) o pénis; d) a vagina; e) o útero; f) as glandes; g) os testículos; h) a parte central do cérebro; i) a bolinha do tamanho de uma ervilha que se encontra na parte anterior do cérebro; j) os nervos de cada lado da coluna vertebral-, k) a vesícula; l) o fígado; m) a bexiga; n) os olhos; o) a matéria acumulada debaixo das patas.
...................
8 - Não é permitido ingerir os excrementos dos animais, nem as suas secreções nasais. No entanto, se uma ínfima porção estiver misturada com outros alimentos, o seu consumo não está proibido.
9 - A carne de cavalo, de mula e de burro é desaconselhada. E fica rigorosamente proibida, se o animal tiver sido sodomisado, por um homem, enquanto estava vivo. Neste caso, deve transportar-se o animal para fora da localidade e vendê-lo.
10 - Se for cometido um acto de sodomia sobre uma vaca, uma ovelha ou um camêlo, a urina e os excrementos destes animais tornam-se impuros; e até o seu leite fica proibido de se beber. É preciso, então, matar o animal, o mais rápido possível e queimá-lo, exigindo o seu preço a quem o sodomisou.
11 - Beber vinho ou bebidas alcoólicas é um pecado capital e é rigorosamente proibido. Quem beber uma bebida alcoólica ficará, apenas, com uma pequena parte da sua alma: a parte deformada e má. Fica condenado por Alá, pelos seus Arcanjos e seus Profetas. No dia da Ressurreição dos Mortos, o seu rosto ficará negro, a língua ficará pendente da sua boca e a saliva
escorrerá pelo seu peito. Sofrerá de sede eterna.

Espero ter contribuído para a divulgação de outra cultura. Amanhã, seguirei com as regras para bem urinar e defecar.

TLIM