3 Ecos da Falésia: REGRAS DE UM BOM MUÇULMANO CHIITA -II

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

REGRAS DE UM BOM MUÇULMANO CHIITA -II


CITAÇÕES SOCIAIS E RELIGIOSAS
Leis divinas que regem a vida quotidiana.

SOBRE O MODO DE URINAR E DEFECAR:
1 - Na ocasião de urinar, ou defecar, todos devem tapar o seu sexo, perante os que são púberes, irmãs e mães incluídas, bem como fracos de espírito e crianças com idade de compreensão. No entanto, isto não se aplica entre marido e mulher. 2 - Não é necessário tapar o sexo com qualquer coisa, em sepecial: basta fazè-lo com a mão. 3 -No momento de defecar ou urinar, é necessário agachar-se, por forma a não ficar de frente, nem de costas viradas para Meca. 4 - Não basta desviar o sexo dessa direcção, se se estiver de frente, ou de costas para Meca: E é proibido ter o sexo exposto, virado para Meca, ou para a direcção oposta. 5 - É proibido urinar ou defecar em quatro locais: A- Nos becos sem saída, excepto se houver autorização de quem ali more. B- Na propriedade de alguém que não tenha dado o seu consentimento. C- Nos lugares de culto, bem como nas Madrassas. D- Nos túmulos dos fiéis, excepto se se pretender ofendê-los.
6 - Há três casos em que se deve, obrigatòriamente, purificar o ânus com água: A- Quando o excremento tiver sido evacuado juntamente com outras impurezas, como por exemplo, sangue.
B- Quando alguma coisa impura tiver tocado no ânus. C- Quando o orifício anal tiver demasiada sujidade. Fora estes três casos, poderá lavar-se o ânus com água, ou limpá-lo com um pano ou uma pedra. 7 - O orifício urinário só pode ser purificado com água e basta lavá-lo uma única vez, após se ter urinado. Mas as mulheres, cuja urina sai por um segundo orifício, devem lavar, duas vezes, esse orifício. 8 - Não é necessário limpar o ânus com três pedras, ou três pedaços de pano. Basta utilizar uma só pedra, ou um só pedaço de pano; mas se a limpeza for feita com um osso, ou com coisas sagradas, como por exemplo, um papel onde esteja escrito o nome de Allah, a pessoa que o tenha feito fica impedida de fazer as suas orações. 9 - Para urinar ou defecar, é aconselhável ir agachar-se em local isolado; é, igualmente, aconselhável entrar nesse local com o pé esquerdo e sair com o pé direito; recomenda-se que se cubra a cabeça, durante a evacuação e que o peso do corpo seja suportado pelo pé esquerdo. 10 - Durante a evacuação, é desaconselhável agachar-se de frente para o sol ou para a lua, excepto se se cobrir o sexo. Para defecar, é também de evitar estar exposto ao vento, ou em locais públicos, ou à porta de casa, ou debaixo de uma árvore de fruto. Igualmente se desaconselha, durante a evacuação, comer, demorar-se no acto, e lavar o ânus com a mão direita. Deve evitar-se falar, a menos que seja absolutamente necessário, ou se for para dirigir uma prece a Allah. 11 - Deve evitar-se urinar de pé, ou fazê-lo sobre terra dura, ou na toca de algum animal, ou na água, sobretudo se esta água for estagnada. 12 - Não é aconselhável reter a vontade de urinar ou defecar pois pode fazer mal. 13 - Deve-se urinar antes de fazer as orações, antes de dormir, antes do coito e depois da ejaculação. 14 - Depois de se ter urinado, é preciso, em primeiro lugar, lavar o ânus, pois pode ter ficado molhado com a urina; em seguida, deve pressionar-se, três vezes, com a palma da mão, a parte situada entre o ânus e a base do pénis; depois deve colocar-se o polegar sobre a parte superior do pénis e o indicador sobre a parte inferior e puxar três vezes o prepúcio até ao anel de circuncisão; em seguida, espremer, por três vezes, a estremidade do pénis. 15 - A mulher não tem instruções especiais a seguir, depois de ter urinado; e, se notar alguma humidade no orifício vaginal, que não saiba se é pura ou impura, considera-se essa humidade pura e não interfere, em nada, com as abluções ou as orações.
---------------------------
Nota da autora do Blog:
Esta meticulosidade de pormenor, para os actos humanos mais básicos, deve ter uma vantagem: Enquanto um indivíduo está entretido com a forma como põe o pé ou a mão e o infernal conjunto de preceitos a seguir desde que acorda, até que se deita, não fica com espaço, dentro do seu cérebro, para qualquer espécie de pensamento pessoal. Assim se criam autómatos.
Quando o Imã mandar pôr a bomba, mão esquerda à frente, ou pé direito atrás, virado para Meca, ou com a cabeça tapada, é mais uma recomendação a seguir, como todas as outras.

TLIM

1 Comments:

At 5:00 da tarde, Blogger Ana M. said...

No meio de todo este relambório, duas gralhas me saíram e também eram de se evitar:Na REGRA 2 - SEPECIAL- em vez de ESPECIAL.
REGRA 14 - ESTREMIDADE- em vez de EXTREMIDADE.
É o Imã a baralhar-me as idéias, de castigo.

 

Enviar um comentário

<< Home