3 Ecos da Falésia: SUBSÍDIOS E FANTOCHADAS

quinta-feira, julho 06, 2006

SUBSÍDIOS E FANTOCHADAS

É já no próximo dia 8 que o Porto vai ter, finalmente, o seu dia grande.
Como o São João já foi e o São Pedro já se acabou, tem agora lugar esta colorida Festa, destinada a "Gays, Lésbicas, Bissexuais, Transgéneros e Heterosexuais". Por enquanto o rol de sexos é só este, mas espera-se um alargamento, em futuro não muito distante, a bem da diversidade.
Veremos quantos "orgulhosos" sairão à rua, já que, em Lisboa, o recente desfile saldou-se num fiasco, com duas escassas centenas de manifestantes, o que deixou o pessoal da Organização de orelha murcha.

Entre os Apoios, vem, em lugar de destaque, o Patrocínio Principal (sic):
MINISTÉRIO DA SAÚDE - COORDENAÇÃO NACIONAL PARA A INFECÇÃO VIH/SIDA e
ALTO COMISSARIADO DA SAÚDE.

Algumas dúvidas me perseguem:
Se, como dizem, o VHI/SIDA deixou, há algum tempo, de ser uma doença relacionada mais directamente com esta ou aquela orientação sexual, ou género ( masculino, feminino, ou outro), porque carga de água terá o Ministério da Saúde de ser o principal patrocinador dum evento desta natureza?
E esta rapaziada, sempre tão lesta a bramar contra a menor discriminação, não acha que está a ser, neste caso, discriminada, embora pela positiva?
O Ministério da Saúde terá sido, também, o principal patrocinador das Marchas Populares de Santo António de Lisboa, por exemplo?
Não nos constou e, se calhar, a Câmara Municipal teria ficado agradecida com o repartir das despesas.
Nos tempos de crise que atravessamos, quando tantos sacrifícios são exigidos aos Portugueses, haverá alguma lógica em utilizar uma pequena parte, que seja, dos nossos impostos, para ajudar a subsidiar estas fantochadas?

Pode ser que muito me engane, mas palpita-me que terá andado aqui a mãozinha amiga de Miss Fernanda Câncio, entre outras.
Ou não?

TLIM