3 Ecos da Falésia: ÁS DO VOLANTE

quarta-feira, julho 04, 2007

ÁS DO VOLANTE


«Vai para casa ó palhaço»,
gritou para o condutor
que o ultrapassara pela direita.
Com a buzina a fundo
imaginou-se a guiar o Aston Martin
do James Bond.
Teria accionado as metralhadoras frontais
e destruído o fulano
num ápice.
Continuou encostado à esquerda, tranquilo,
o rádio, com o volume no máximo,
reforçava a sua convicção
de que só por azar não estava na Ferrari,
no lugar do Schumakker.
Passou com o sinal vermelho.
Ouviu várias travagens bruscas.
«Nabos...Se tivessem os seus reflexos...»
Na sua cabeça
misturavam-se imagens do Fittipaldi
a ganhar o Grande Prémio de Indianópolis,
as cenas de perseguição do «Bullit», que já vira dezenas de vezes,
na televisão,
o Rolls Royce do Herman
e as corridas vertiginosas, os videogames,
quando ia até à Costa jogar.
.
Entretanto chegou ao seu destino.
.
Viu um lugar reservado a deficientes
e parou o seu Fiat 600
sem fazer sinal.
.
...Saíu do carro, como se subisse ao Podium!
.
.
. ( do livro de João Viegas - "GOSTASTES?"-contos de um país real)
Ediora Bizâncio, 2004.
.
.4-Julho-2007

16 Comments:

At 8:25 da tarde, Blogger Maria said...

Que delícia de texto, Sininho....
Quantos conheces assim?
hehehehe

Beijinhos

 
At 9:46 da tarde, Blogger Ana M. said...

Maria:
Quantos conheço?
É só pôr-me ao volante e vê-los passar...
Ó tugas duma figa!

Beijinho

 
At 11:51 da manhã, Blogger Luis Eme said...

Na região de Lisboa são mato, Sininho, aparecem por todos os lados e adoram conduzir aos esses, sempre a abrir... e por vezes, a partir.

Embora no campo oposto, exista outra espécie, que também é um perigo na estrada, os chamados condutores de fim de semana, cuja nabice e lentidão é enervante, quando os apanhamos pela frente.

 
At 2:38 da tarde, Blogger Gi said...

O verdadeiro ÁS do volante.

"ÁS-de" ir longe ...

"ÁS-de" ganhar muitos amigos ...

"T-ÁS a pedi-las" !

"T-ÁS-SE mesmo a ver, né?



"Gost"ÁS"tes???"

beijinhos :)))

 
At 3:23 da tarde, Blogger Ana M. said...

Luís:
Eu não sei como é no resto do país.
Em Lisboa sei que é assim.
Mas indo para a estrada, o comportamento não muda muito, em termos de civismo.
Lembraste muito bem os "domingueiros".
Esses são outra praga a evitar a todo o custo...

 
At 3:39 da tarde, Blogger Ana M. said...

Gi:
Beeeeeeem, grande inspiração!
Tudo na mesma linha de pensamento...
Aposto que "Ás-de" estar a preparar-te para produzir mais algumas daquelas mararavilhas que aparecem nos "Grandes Tudos", como já vi escrito algures...
E ainda me perguntas «GostÁstes»?
Revejo-me muito em certas coisas tuas, sabes?
É um elogio que faço a mim própria...

beijinho

 
At 4:09 da tarde, Blogger Cristina Caetano said...

Em Lisboa... no Rio de Janeiro... no Porto... em São Paulo existem "ases do volante"...
beijinho

 
At 6:55 da tarde, Blogger Ana M. said...

Eu não sei como serão os ases no Brasil.
Há 20 anos, eram os condutores de "ónibus" que quando viam um peão aceleravam a ver se acertavam...
Hoje, espero que estejam mais calmos.
Mas pior do que cá, em termos de falta de civismo, é difícil!

Beijinho

 
At 2:36 da tarde, Blogger Gi said...

Estou vazia hoje Sininho, mais logo pode ser que apareça a inspiração. Só me apetece mar e receio que seja demais esta minha "onda" . :) As constantes quebras na net ontem fizeram-me perder a embalagem. Ando a ver se apanho uma "carreirinha" ou uma asa ou algo do género .Até logo .

beijinhos

 
At 3:23 da tarde, Blogger Ana M. said...

Gi:
O mar não podia estar melhor.
Fotos lindas, música e poemas...
Estás a pedir demais a ti própria...

Só no Domingo à noite voltarei aqui.
Já vi que o malvado blogger me colocou o post de hoje antes deste.

Nada a fazer...

Beijinho

 
At 5:49 da tarde, Blogger poetaeusou . . . said...

/
sininho
/
regredi ao palhinhas
táxis
nos restauradores
no rossio
no saldanha
/
e no
arreda, arreda,
do rei d. carlos,
é pá, este não é do meu tempo ..
/
xi
/

 
At 6:47 da tarde, Blogger Ana M. said...

Poeta:
Este é um daqueles arranjadinhos com "tuning"...
Lindo não é?

Abraço

 
At 7:05 da tarde, Blogger Cucagaio said...

Cá está o português tipico! Bom fim-de-semana.

 
At 7:11 da tarde, Blogger Ana M. said...

Cucagaio:
Um bom fim de semana também para ti.

 
At 5:17 da tarde, Blogger Maria said...

Ainda pus a hipótese de Tomar.
Mas com este calor?
Desisto......

Beijinhos

 
At 2:49 da tarde, Blogger Ana M. said...

Maria:
As notícias que tenho dão conta de uma "invasão de forasteiros", pessoas a piquenicar debaixo da 1ª árvore que apanham, ruas cheias de gente... e muito calor.
Se daqui a 4 anos eu ainda por cá andar, sem ser a babar-me, lá estarei.
Isso se as temperaturas não atingirem níveis insuportáveis...

Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home