3 Ecos da Falésia: MAU GOSTO II - O "FANTASFUMO"

sexta-feira, abril 07, 2006

MAU GOSTO II - O "FANTASFUMO"

Insiste Correia de Campos, que acaba de aparecer no ecrã do meu televisor, ostentando um sorriso condescendente, do tipo "eu é que sei do que estou a falar":
As campanhas Brasileira e Canadiana são o modelo a seguir ( foto acima) e agora, não tenho tempo, que ainda há mais uns lares e umas creches que preciso mandar fechar.
Conclusão: Em breve, poderemos assistir ao "FantasFumo" - Festival do Terror, não em filmes e no Porto, mas em maços de tabaco e por todo o País.

Qestionado sobre como tenciona fazer cumprir a proibição de fumar em locais fechados (escritórios, empresas, restaurantes, bares, escolas, centros comerciais, "foyers" de cinemas e teatros, etc), declarou o Ministro, plàcidamente, que "quem vai fazer cumprir a lei, são os outros portugueses que não fumam; os chamados fumadores passivos". E que "aqui não se trata de repressão, trata-se de uma atitude de cidadania".
Relativamente à cidadania, a minha experiência, numa carruagem do metro de Lisboa, foi a que se segue:
Perante um matulão, fumando, calmamente, no lugar ao meu lado, apontei-lhe o cartaz, bem visível, onde se lia que era proibido fumar, naquele local.*
A resposta foi bem elucidativa de como muita gente entende a "Cidadania à Portuguesa":
Uma frase obscena e um dedo esticado.
O pessoal, à volta, olhou para o outro lado, impàvido. E eu, se não quis gramar as baforadas, levantei-me e fiquei em pé, longe do prevaricador, que, òbviamente, continuou sentado.
Goste-se, ou não, é este, infelizmente, o País real.
E pode o Senhor Ministro legislar, à vontade, se isso lhe dá a sensação do dever cumprido.

Se, porventura, existir muita gente apostada em fazer queixinhas dos colegas de serviço, as relações, nos locais de trabalho, vão degradar-se, enquanto o Diabo esfrega um olho.

E, tal como a divulgação, na Net, das declarações de IRS do cidadão comum, esta parece ser mais uma forma de fazer, de cada Português, um DELATOR, coisa bem pouco simpática, aliás.

TLIM

*Eu deixei de fumar, vai para alguns anos.