3 Ecos da Falésia: BODAS DE OURO "SUI GENERIS"

segunda-feira, setembro 04, 2006

BODAS DE OURO "SUI GENERIS"

Não há muito tempo atrás, chegávamos a Setembro e tínhamos acesso às novas grelhas de programas dos vários canais de Televisão.
Sabíamos, assim, que filmes, séries, concursos, tele-novelas e outros programas iríamos ter oportunidade de ver, no decorrer do ano e até ao Verão seguinte.
Agora, os Senhores Directores de Programas ( nomeadamente os das estações privadas ) substituiram as "grelhas" pela contra-programação pura e dura e declaram-no com a maior desfaçatez.
A SIC faz o favor de nos impingir um magazine de auto promoção das suas "estrelas", Floribela com certeza.
Contra atacando, a TVI anuncia outra novela para criancinhas, que dá pelo belo nome de "KACHORRA".
Não se sabe, exactamente, quantas bebés terão sido registadas, ùltimamente, em Portugal, com o nome de Floribela. Mas arrisco vaticinar que serão mais do que o higiènicamente desejável.
E só de pensar no que pode vir por aí, até sinto calafrios.

Ainda, relativamente às "grelhas", as revistas que tiveram origem na publicação dos programas semanais dos canais de televisão (Cabo excluída), foram obrigadas a virar-se para os mexericos e os escândalos, se quiseram sobreviver, a partir do momento em que nada do que era anunciado ia para o ar. Toda e qualquer consulta às programações anunciadas tornou-se, assim, vivamente desaconselhável, para prevenir crises de "stress".
Parece que há, agora, o Provedor do Telespectador, para receber as queixas do pessoal e, a seguir, deitá-las todas, pela pia abaixo, como de costume.
Ainda por cima o nome Paquete de Oliveira não augura nada de bom.
Toda a gente sabe que os "paquetes" são usados para "fazer fretes".

Quanto à nossa Televisão Pública, acabo de tomar conhecimento, pelo Telejornal da dita, que se cumprem, justamente hoje, 50 ANOS de emissões televisivas.
E esta notícia demorou cerca de um minuto a despachar: Duas ou três imagens foi tudo o que nos foi oferecido, no dia das Bodas deOuro da RTP.
Nada de velinhas para soprar. Não temos tempo, que hoje, justamente, recomeça o "Prós e Contras" e o tema obrigatório é o que já se calcula.
Concretamente: "QUEM MANDA NO FUTEBOL". Com o Senhor Major a perorar.
Eu teria preferido "COMO O FUTEBOL MANDA EM TODOS NÓS".

Nem na "2" se anuncia rigorosamente nada que venha recordar-nos, entre tanto arquivo existente, o que se passou, de mais significativo, ao longo destes 50 anos.
Há "SOPRANOS", "A FAMÍLIA AL QUAEDA", o filme "O PRINCÍPIO DA INCERTEZA" e "CAÇADORES DE SERPENTES" .
Não se vislumbra a menor referência à memória da estação, a menos que vejamos nestes títulos,
qualquer rebuscada analogia.

Provàvelmente, o Poder Dominante acha que já foi demais o que se tem falado sobre os senhores do antigamente.
Que já basta a entrevista à filha de Marcelo Caetano e o programa sobre os 40 anos da Ponte sobre o Tejo. Chega, portanto, de cheirinho a mofo.

Para além do que uma BOA REPORTAGEM dá um certo trabalho e aqueles cavalheiros têm mais que fazer.

TLIM

3 Comments:

At 1:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

É óbvio que a outra parte do casal ( o público) não tinha interesse nenhum em comemorações. O que lhe interessa é mesmo o circo e foi o que lhe deram.

 
At 12:38 da tarde, Blogger Luis Eme said...

Também acho um escândalo a auto-promoção da SIC e TVI. Tenha pena que a RTP, por vezes vá pelo mesmo caminho, quando devia primar pela diferença...
Esta "má língua" não faz mal a ninguém. Parabéns pelo Blogue.

 
At 8:27 da tarde, Blogger Sininho said...

Caro Luís Milheiro:
Obrigada pelo amável comentário.

 

Enviar um comentário

<< Home