3 Ecos da Falésia: PRISÕES

quarta-feira, setembro 20, 2006

PRISÕES

Cá pelo nosso jardinzito, à beira-mar plantado, as Providências Cautelares têm sofrido, nos últimos tempos, um incremento, a todos os títulos, espantoso, só comparável ao das Cabalas.
Quase não há dia em que não apareça alguém a interpôr um recurso daqueles e a contribuír para um, ainda mais dramático, entupimento dos Tribunais.

Hoje, calhou a vez ao Dr.Rui Jorge Cruz, de apresentar, no Tribunal Administrativo de Penafiel, mais uma Providência Cautelar, subscrita por um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, visando impedir a concretização do Projecto de Troca de Seringas nas prisões e que é suposto começar a ser posto em prática a partir do mês de Outubro.
Consta que andam a circular "abaixo assinados", do Norte ao Sul do País, visando multiplicar este procedimento.

Antes, tinham sido os Guardas Prisionais a declararem-se contra esta medida, agora são os presos que não se drogam e que se estima constituírem 60% da população a cumprir pena.
Os motivos, segundo eles, relacionam-se com a saúde pública, dentro das prisões, com a segurança e com a criminalização da conduta: Entendem que a introdução "oficial" de seringas, poderá ser entendida como uma legalização do tráfico ali existente.
Longe de mim pronunciar-me sobre a razão que, decerto, existirá a qualquer um dos "prós e contras" e , aqui é que a Fátima Campos Ferreira podia entrar a matar.

Bom. Mas, além da troca de seringas, António Costa propõe-se, também, introduzir, nas prisões, Kits de agulhas para a prática de tatuagens e piercings, bem como proceder à distribuição de preservativos.
Ora, nos tempos da outra senhora, existia a FNAT (Federação para a Alegria no Trabalho).
Que era um belo nome.
Passaremos, talvez, a contar, agora, com a FNAP (Federação para a Alegria na Prisão).
Outro nome bem sonante.

A partir de Outubro, devidamente tatuados e enfeitados com piercings, podem, vários matulões, depois de "protegidos", decidir violar algum companheiro de cela, mais enfezado, que aí já estão à vontade:
Não serão responsáveis por contagiá-lo com sida ou hepatite ou outras coisas desagradáveis.
E o Senhor Ministro fica com a consciência tranquila.

Ya, man. Tá-se bem.

TLIM