3 Ecos da Falésia: ORA AGORA VIRAS TU, ORA AGORA VIRO EU

segunda-feira, setembro 25, 2006

ORA AGORA VIRAS TU, ORA AGORA VIRO EU





Vivemos numa época em que uma empresa, se quer vencer a concorrência, o que faz é imitar-lhe os tiques, copiar-lhe a forma e descer o nível. É o que se tem passado com as duas estações privadas de Televisão e é o fenómeno que parece estar a acontecer com os dois Semanários que saem no mesmo dia.

Seria mais lógico e mais desejável que cada uma tentasse bater a rival, puxando pela imaginação e tentando imprimir ao seu produto, uma marca diferente que a distinguisse da outra. Em vez disso, vemos, no horário nobre, uma "Floribella" a competir com uns "Morangos" e um "Jura" a rivalizar com um "Tempo de Viver". Se um canal apresenta um filme de ficção científica, o outro desunha-se para pôr no ar o produto mais parecido que conseguir catar na "arrecadação", exactamente no mesmo horário.

Comparamos os temas de capa das revistas "Única" e "Tabú" e o que vemos? Duas caras conhecidas de estações concorrentes, mascaradas de "femme fatale". A diferença vai nos 29 anos que separam uma da outra. Sobre o conteúdo das reportagens, a da Manuela Moura Guedes ainda tem alguma coisita que se leia. Quanto à da Floribella, não passa duma ( mais uma!) promoção do produto à venda, merchandising incluído.

Verdadeiramente digna de ser mencionada, é esta frase lapidar: ( A Floribella) "conseguiu a proeza de pôr crianças de colo e de chupeta a ver telenovelas, num canal generalista, em horário nobre".

Só por isto, a Teresa Guilherme merece uma condecoração, no próximo 10 de Junho.

TLIM

4 Comments:

At 9:59 da manhã, Blogger Luis Eme said...

Destes dois aspectos, nitidamente comerciais, o que achei mais esquisito foi o aspecto facial de Manuela Moura Guedes, completamente "remodelada", para pior, segundo a minha opinião. O que as plásticas fazem, embora ela diga na entrevista, que isso é para depois...
É uma pena que a televisão vá descendo, descendo, e influencie tudo e todos.

 
At 9:04 da tarde, Blogger Ana M. said...

Caro Luís Milheiro:
Sobre o aspecto da Manuela Moura Guedes trata-se do que eu chamo uma "recauchutagem" feita por profissionais incompetentes...

 
At 10:31 da manhã, Anonymous Anónimo said...

No outro dia ouvia a prova Orla na Antena 3, onde o convidado era José Antonio Saraiva, director do Jornal "Sol", e ele falava muito bem sobre o facto de hoje não se fazer jornalismo sério em Portugal, mas sim copia-se o que de melhor se faz lá fora e transforma-se para pior.
O Jornal Nacional da TVI trata as noticias como acontecimentos gravissimos ou espectaculares, enquanto a SIC e RTP, dão um toque de seriedade ás Noticias.
Aquilo que se faz é divulgar as mesmas noticias de uma forma diferente, afinal elas vêm todas do mesmo sitio( Lusa, Reuters e etc.).
Aí sim a MAnuela MOura Guedes faz a diferença...para pior ou melhor, depende dos gostos.

 
At 12:33 da tarde, Blogger Ana M. said...

Caro Pexito Analfabruto:
Concordo com a diferença, mas olhe que os toques de seriedade, às vezes, são bem leves...

 

Enviar um comentário

<< Home