AVISO À NAVEGAÇÃO
Sobre publicidade pouco séria:
O ACTIMEL fornece ao organismo uma bactéria chamada L.CASEI. Esta substância é produzida normalmente por 98% dos organismos, mas quando é administrada externamente por um tempo prolongado, o corpo deixa de a fabricar e, pouco a pouco, "esquece-se" de que deve fazê-lo e de como deve fazê-lo, sobretudo em pessoas menores de 12 anos.
Na realidade, foi criado na forma de um medicamento para essas poucas pessoas que não a "fabricam", verificando-se posteriormente que esse universo era tão pequeno que o produto deixou de ser rentável.
No sentido de contrariar esta falta de rentabilidade, foi vendida a patente a empresas do sector alimentar.
A Secretaria de Estado da Saúde de Espanha, obrigou a ACTIMEL a indicar na sua publicidade que o produto não deve ser consumido por um tempo prolongado.
Se virmos o anúncio com atenção, está lá: "DESAFIO ACTIMEL: TOME DURANTE 14 DIAS".
Uma forma subtil de cumprir a norma, sem que o consumidor se aperceba e continue a consumir o produto, achando que está a reforçar as defesas do organismo.
Com isto, uma mãe que decida completar a dieta do seu filho com o ACTIMEL, não sabe que pode estar a causar um dano significativo à saúde futura dessa criança. ou à sua, devido à manipulação publicitária da multinacional DANONE.
Nem faço ideia se o mesmo se passará com as margarinas e iogurtes que prometem a redução do colesterol e outros que tais...
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12 Comments:
É verdade, Sininho, e há quem tome disto diariamente e durante tanto tempo...
... porque dizem que faz bem...
E a mania do chá verde para emagrecer?
O tal, sem cafeína, e que se deve beber 1,5 litro por dia para emagrecer....
Enfim....
Beijinhos
Cruzes! Que perigo! Sinto muito dizer isso mas confio muito no meu "achismo", portanto não consumo nada que tenha "lacto-bacilos" ou outros bichinhos por achar que podem não fazer bem...enfim.
Sou da "antiga", ou seja, até na hora de consumir chá verde - aproveitando a deixa da Maria - procurei saber qual o máximo por dia recomendado.
beijinho
A publicidade não tem meios termos... que é facturar...
Já tinha lido um e-mail sobre isso e apostei logo na prevenção...
O que irrita Sininho, é ver algumas pessoas venderem-se por produtos pouco sérios. Um dos "spots" publicitários que mais me irrita é a Rosa Mota, com a sua magreza, fazer publicidade a um iogurte, que reduz o colestrol (como se isso fosse possível...).
Maria:
As pessoas estão predispostas a acreditar no que quer que seja, desde que implique pouco sacrifício.
Já quanto a dietas equilibradas, o caso muda de figura...
Beijinho
Cris:
Também eu sou uma adepta do "achismo", com o que tenho aprendido ao longo dos anos.
Certa publicidade comigo não tem sucesso...
Beijinho
Luís:
Devo dizer-te que há pessoas magríssimas com elevados níveis de colesterol.
As iludências aparudem, como diz o outro que é disléxico.
Mas a ideia de utilizar a Rosa Mota deve ter a ver com a ideia subliminar da magreza aliada ao menor nível de colesterol...
Mesmo agora acabei de vê-la de Danacol na mão...
O post baseou-se exactamente num mail que me mandaram e que só veio reforçar o que eu há muito pressentia.
Só por curiosidade.
A 1ª vez que tomei conhecimento do L.Casei foi nos princípios da década de 70. Era então vendido, como fármaco, para regularizar o trânsito intestinal. Era constituído por duas ampolas, uma com um excipiente líquido e outra com um liofilizado que se misturavam para logo a seguir ser ingerido. De facto, como dizes, o mercado era "curto" e o efeito uma droga.
A.Leitão:
Aí está um pormenor interessante que eu desconhecia.
Não se deve acreditar em tudo que se lê.
Aproveitem para ler um texto de uma especialista sobre este tema em rerumnature.blogspot.com
Desculpem é no blogue do Público de rerum natura.
Sininho
São os tais excessos da publicidade, que numa economia de mercado livre e aberta, não têm em consideração, muitas vezes, os riscos inerentes para a saúde dos produtos que publicitam, assim como o bem-estar dos consumidores, mas tão-somente o lucro!
Os próprios consumidores é que têm de ter a noção clara dos riscos que eventualmente possam correr, e esclarecerem-se sobre os produtos que consomem.
Beijinho e obrigada pelo alerta!
Áurea:
Pois ainda agora a Becel pro-activ foi proibida de fazer publicidade ao produto e já arranjou um novo azeite com os mesmos aditivos, apenas trocando duas letras...
Não há nada a fazer...
Beijinho
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