3 Ecos da Falésia: A RETALHO

domingo, maio 13, 2007

A RETALHO


Musicalmente falando, já tivemos luas de várias cores, luas para todas as sensibilidades, Blue Moon, Yellow Moon, Pink Moon, Black Moon, Picasso Moon, Mississipi Moon, Moondance, Moonshadow, Moon River, Children of the Moon, By the Light of the Silvery Moon, Dark Side of the Moon, The whole of the Moon, Fly me to the Moon, It's only a Paper Moon e por aí fora e por aí adiante.
.
Embora a lua não fosse já um astro, por assim dizer, "virgem" e apesar de sabermos que o Senhor Denis Hoper andava por aí a fazer das suas há uma pancada de anos, o facto de vir agora abrir uma sucursal no nosso país para a vender a retalho, não me caíu bem.
Mas isso sinto eu, que me tenho por conservadora, nestas matérias.
Há que notar, entretanto, que esta "oferta realmente inovadora" e acima de tudo, "verdadeira", já conseguiu seduzir 250 alegres portugueses.
Estando o senhor Hoper esperançado em convencer mais uns 5.750, até final do ano.
.
Por 25€ uma pessoa recebe o seu certificado de propriedade, um mapa lunar onde pode (com a maior facilidade, espera-se) identificar o seu lote de terreno...terreno não sei se é a palavra certa e um código de conduta.
Quer dizer: O que é e não é permitido e espero que fumar também seja coisa vedada por lá.
Já existe um edifício projectado, em forma de pirâmide, coisa acertadíssima.
Sobre rotundas não há notícias mas também, até finais do ano, ainda vão a tempo.
Está prevista uma prisão e quem for engavetado terá de se contentar com a circunstância de a cadeia ficar num local "sem vista para a Terra". Bem feito.
.
Se a Dra. Ana Gomes tiver a vida longa que todos lhe desejamos, vai passar as passas do Algarve para descobrir, depois, o rasto a todos os prisioneiros que os E.U. vão recambiar para lá.
.
Por ora, temos a Proteste a aconselhar, prudentemente, os investidores a aplicarem os dinheirinhos em certificados de aforro, que é mais seguro.
O que não quer dizer que não haja entusiastas da ideia aliciante de ter investimentos a looooongo prazo, por quantias simbólicas.
E que, ainda por cima, oferecem direitos de transmissão aos descendentes.
Tipo:-" O velho estafou o dinheiro todo em bebida, jogo e mulheres, mas ao menos ninguém me tira os meus 4 hectares na Lua!"
.

Há uns bons pares de anos atrás, muito antes da globalização e quando não era tudo igual em todo o lado, uma pessoa dava um pulo a Londres e ao saír do Museu Britânico, atravessava a rua e entrava numa lojinha de "souvenirs", onde podia adquirir uns certificados para conduzir no banco de trás, placas da prisão de Alcatraz, com o número da cela e outras utilidades quejandas, nem sempre baratas mas que eram óptimas para trazer como lembranças.
Estes certificados lunares são mais ou menos a mesma coisa, com a desvantagem de se poderem comprar online, sem ser preciso levantar sequer o rabinho da cadeira.
Ou seja: sem ponta de piada.
Digo eu.
Já que o Senhor Hoper, doutorado em Marketing por alguma congénere da UnI na Califórnia, pensará certamente de forma diversa.
.
.
.

11 Comments:

At 2:38 da tarde, Blogger Luis Eme said...

Isto só tem uma explicação, Sininho, há muito boa gente que não sabe o que fazer ao dinheiro...

Pode haver quem compre por graça, mas nem mesmo assim, deve deixar de se sentir vitima do "conto do Hoper"...

 
At 5:46 da tarde, Blogger Ana M. said...

Luís:
Como dizes, é falta de amor ao dinheiro misturada com uma pitada de excentricidade.
Com isto vão alimentando os Hopers deste mundo...

 
At 1:36 da manhã, Blogger a.leitão said...

Sininho,
Também te deves lembrar como eu me lembro nos meus verdes anos quando aqui em pt as agências imobiliárias vendiam talhões lá para o meio do mato, na floresta no meio de nada, "talhões" num local que viria a chamar-se Brasília.

Segundo a Wikipédia
...
Brasilia (asteróide 293) é um asteróide da cintura principal com um diâmetro de 55,11 quilómetros, a 2,5601573 UA. Possui uma excentricidade de 0,1056209 e um período orbital de 1 768,92 dias (4,84 anos).

Brasilia tem uma velocidade orbital média de 17,60435934 km/s e uma inclinação de 15,59243º.

Este asteróide foi descoberto em 20 de Maio de 1890 por Auguste Charlois.
...
Fonte:Wikipédia


Na realidade, se acentuar o "í" teremos
...
Brasília é a capital da República Federativa do Brasil, localizada no território do Distrito Federal. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek
...

Na realidade este planeta parece uma batata, é redondo mas mal amanhado!

 
At 12:35 da tarde, Blogger Ana M. said...

A.Leitão:
A minha cultura cresceu mais uns centímetros depois da busca na Wikipedia, onde constatei que além do "Brasilia", também outro asteróide foi descoberto pelo petit Auguste, tem o nome de "Felicia" e é o nº 294...
Para colmatar todo este "nonsense", também existem os vígaros que conseguem vender imóveis pertencentes ao património do estado, como a Basílica da Estrela ou o Mosteiro dos Gerónimos.
O mais inacreditável é aparecer um tanso que os "compre"...
A imaginação não tem limites.

 
At 1:31 da tarde, Blogger poetaeusou . . . said...

/
onde é que entram
manitú e os peles vermelhas ...???
/
abç
/

 
At 4:03 da tarde, Blogger Ana M. said...

Poeta:
Queres tu dizer os "No name Boys?"...rsrsrsrs...

Abrç.

 
At 9:23 da tarde, Blogger Hernâni Caroço said...

felix-mundo.blogspot.com!! É incrível...

 
At 9:35 da tarde, Blogger Hernâni Caroço said...

Falando em No Name Boys: Podiam aproveitar aquela cratera que se vê de ca para construir o novo Estadio da Luz(Lua).. Cabiam la os 6 milhões e ao menos la eramos campeões de certeza!

 
At 10:32 da tarde, Blogger Gi said...

Já houve quem vendesse a torre de Belém. Há ainda quem coloque á disposição de turistas o esquelo de D. Afonso Henriques, um quando era veho e um quando era jovem (lol) enfim... há d etudo. Eu dispenso o negócio. A lua já é o meu poiso habitual segundo me dizem desde garota. gastar mais dinhero para qê? :)

Noite feliz Sininho. às vezes até fico feliz por saber que ainda há gente crédula. faz-me renovar a fé nos homens. nem tudo está perdido !

beijinho

 
At 11:20 da tarde, Blogger Ana M. said...

Ó Conguito, de futebois eu fujo a sete pés!

 
At 11:37 da tarde, Blogger Ana M. said...

Gi:
Já não me lembrava dessa do esqueleto do D.Afonso Henriques...
Ás vezes até é bom "estar na lua"...
Antes de ir dormir ainda vou dar outro salto aos teus poentes e voltar a ouvir o Yanni.

Um beijinho e boa noite.

 

Enviar um comentário

<< Home