3 Ecos da Falésia: BLUETONGUE DISEASE (a ameaça)

segunda-feira, setembro 24, 2007

BLUETONGUE DISEASE (a ameaça)



.
BLUETONGUE DISEASE (doença da língua azul)
Doença viral transmitida pela picada de um mosquito, sobretudo a ovelhas, cabras, por vezes a vacas e, mais raramente, a camelos.
.
Se, no post anterior eu prometia não ficar muito tempo afastada da "má língua", não era exactamente a ESTA que me queria referir.
.
Ontem à noite, entretanto, as notícias sobre o evoluír da epidemia em terras de Sua Magestade, deixaram-me a pensar.
Hmmmm, alguns ingleses, fazedores da opinião pública, têm demonstrado estar tão próximos (em termos de comportamento) de cabras, ovelhas e camelos que poderemos ser levados a concluír poderem estar entre os animais picados pelo antipático mosquito.
Mas, sendo animais racionais, falam; apresentando portanto uma outra característica a juntar à coloração do seu apêndice bucal: a SÍNDROME DA LÍNGUA DE TRAPOS.
Assim uma espécie de 2 em 1.
A língua, ao ficar azul, torna-se entaramelada, levando-os a proferir algumas cretinices e inconveniências.
Está a acontecer com grande parte dos jornalistas britânicos, "spin doctors" contratados a peso de ouro e familiares próximos dO CASAL que conseguiu, finalmente, uma promoção turística da região algarvia, como deve ser.
(Manuel Pinho que se roa de inveja!)
.
Note-se como esse mesmo casal, assim que pisou, de novo, solo pátrio, voltou a articular frases, embora com pouca coerência e desdizendo, inclusivamente, o que antes fora dito no nosso país, ainda que por interposta pessoa. Facto que já poderá ser atribuído ao mosquito, penso eu de que.
.
O que também me começa a preocupar são as, decerto, frequentes idas do nosso Bastonário/Advogado de Defesa/ comentador da SIC, a Rothley, para combinar estratégias com todas aquelas celebridades pagas a peso de ouro (para nada, uma vez que o dito casal não só não está acusado de coisa nenhuma, como toda a gente sabe que é completamente incapaz de qualquer atitude menos própria do seu estatuto social).
Preocupa-me porque, no caso desta doença, a vacina não é aconselhável.
E vamos que o Dr. Rogério Alves se descuida e é filado pelo mosquito?
.
Ainda ficamos sujeitos a que volte para a televisão a desfiar teorias do
género - " tudo indica que foi o Dr. Marques Mendes que mandou raptar a criancinha para poder, mais tarde, atirar as culpas para cima do Dr.Luís Filipe Menezes".
Ou vice-versa.
Ou coisa parecida.
.
.E nós não queremos cá quem venha semear discórdias no seio dos partidos.
.
.
.Lisboa-24-Setembro-2007
.

12 Comments:

At 5:43 da tarde, Blogger Maria said...

A net está a retomar a sua cor.
Ontem esteve cinzenta, deve ter sentido a tua falta....
Sininho, deliciosa, fazes-me gargalhar.
E não seria uma boa medida mandar para Inglaterra, de férias, alguns dos nossos políticos? Alguns, só, hehehehehe

Beijinhos

 
At 6:05 da tarde, Blogger Ana M. said...

Maria:
Cá por mim, podiam ir quase todos e não excluía partido nenhum.
Às vezes parece que nem faziam cá a menor falta.
Nem a título decorativo, caramba!
Mas ainda não se arranjou melhor solução, que lhe havemos de fazer?
Olha, olha, estou agora mesmo a ouvir que já cá chegou a dita doença da língua azul...
Diz que não é contagiosa para as pessoas.
Ora bolas, isto é para me desacreditar aqui na blogosfera...

Beijinho

 
At 8:36 da tarde, Blogger poetaeusou . . . said...

*
abençoados camelos ...
,
xi
*

 
At 10:35 da tarde, Blogger Luis Eme said...

Adoro a tua ironia Sininho...

Beijinhos

 
At 10:37 da tarde, Blogger Ana M. said...

Poetaeusou:
Não sei se estarás, acaso, a insinuar que os nossos políticos são...abençoados...
Pois alguns, na verdade, são-no, "há que dizê-lo com frontalidade", já lá dizia o outro...

Abraço

 
At 10:40 da tarde, Blogger Ana M. said...

Luís:
Haja alguém que goste...
Os nossos políticos, para falar a verdade, põem-se a geito...

Beijinho

 
At 6:19 da tarde, Blogger Cucagaio said...

O pior é que os ingleses parece que já exportaram a doença, já se fala em algumas explorações de ovelhas no norte. O pior vai ser quando chegar ao oásis da Assembleia da República, com a quantidade de camelos que por lá há, vai ser uma razia, assim espero.

 
At 9:20 da tarde, Blogger Ana M. said...

Cucagaio:
Começava eu a responder aos comentários, quando ouvi a notícia na rádio.
Entretanto, tendo os camelos a pele duríssima (aquilo é mesmo couro), o mosquito precisa duma pontaria levada da breca, para o ferrão encontrar uma zona onde consiga penetrar.
Não sei se teremos muita sorte...

 
At 9:34 da tarde, Blogger Gi said...

Língua azul. Pois que estava convicta (sou uma mulher de convicções) que desse mal só padecia quem era aparentado com a realeza... não fosses tu e viveria eternamente na ignorância.

Antigamente diziam que os políticos eram muito parecidos com as borboletas... ora poisavam aqui ... ora poisavam ali ... tu queres ver que são ele os verdadeiros mosquitos causadores do mal? Ora picam ali, ora picam aqui, ora são picados?!...
Sendo isto um mal de língua, não faz mal trocar o insecto e dizer a maior parte dos políticos da nossa praça. "vai-te embora ó melga."
E eu aproveito a boleia ...

beijos

 
At 12:28 da manhã, Blogger Ana M. said...

Gi:
Pois para alguma coisa haveriam de servir os anos que me pesam no lombo...

Mas agora com essa é que já me puseste naquela incerteza desconfortável e permanente, que nem me vai deixar mais ter uma noite de sossego:
ELES são CAMELOS ou são MELGAS?
Ou serão CAMELGAS?
E esse bicho afugenta-se como?
Só dúvidas para me atormentarem.
#?&Z*!

Beijiiiinho

 
At 1:42 da manhã, Blogger Ana M. said...

Mão amiga puxou-me a orelha (com a maior suavidade) à conta da troca de um J por um G.
Ora tenho a sensação de que já não é a primeira nem a segunda vez que escrevo mal a palavra MAGESTADE....OOOOPS...e não é que voltou a escapar-me?
É MAJESTADE, MAJESTADE, MAJESTADE.
Vou parar aqui e continuar no papel, até encher a folhinha (dos dois lados).

Isto é a malvada PDI (com desculpas pela expressão)

 
At 4:54 da tarde, Blogger Cristina Caetano said...

Por aqui afirmam que os mosquitos - e quem pica é a fêmea ;) - não voam alto, e já morei no 8º andar e fui várias vezes picada. Eles são espertos e sobem pelo elevador, mas isso ninguém comenta...
Estou preocupada, aqui é a terra dos mosquitos (Aedes Egiptis, da dengue e outros primos); não tenho a intenção de ficar parecendo um chow-chow, aquele cãozinho loiro e peludo de língua azul... a loirice já me basta!
Beijinho

 

Enviar um comentário

<< Home