3 Ecos da Falésia: IDOMENEO

quarta-feira, setembro 27, 2006

IDOMENEO

A Europa parece, finalmente, ter começado a aprender a lição que, há anos, tentavam ensinar-lhe:
No nome de Maomé não se toca, a não ser para louvar.
A representação da Sua Imagem está interdita, é bom que se perceba.
Se os Europeus não fossem as cabeças duras que são, já tinham entendido uma coisa tão simples, antes de ter sido preciso andar a incendiar umas embaixadas e a matar gente, para servir de exemplo.
Veja-se o caso de Theo van Gogh: Não tivesse resolvido armar aos cucos, ainda hoje poderia andar, feliz e contente, a realizar os seus filmes, na paz do Senhor. Perdão: O que eu queria dizer era "na paz de Alá". Nunca mais aprendo a dobrar a língua.

Foi agora proibida na Alemanha e muito sensatamente, acrescente-se, a representação de IDOMENEO, REI DE CRETA (sempre esta obcessão com a Antiguidade), ópera criada por Mozart, em1781.
Algum dia haveria de chegar a sensatez, após terem andado, ano após ano, a divulgar, pelos palcos do mundo inteiro, uma elegia à autodeterminação do Homem, face às várias Religiões.
Ainda por cima, esta encenação apresentava, no final, as cabeças de Poseídon (deus Grego dos Mares), Jesus, Buda e Maomé.
Claro que Poseídon, Jesus e Buda estavam ali só para disfarçar: O que se pretendia e só um cego é que não o vê, era, exclusivamente, insultar o Profeta.
Fez muitíssimo bem a Direcção da Ópera de Berlim, ao substituír aquela cegada por "La Traviata" e "As Bodas de Fígaro", que não ofendem ninguém.

De igual forma, a Direcção de Programas do canal público de Televisão ARD, muito ponderadamente, e decerto pensando já na próxima adesão da Turquia, à União Europeia, retirou do horário nobre a exibição de um filme que retratava a brutalidade dum grupo de adolescentes Turcos, a viver nos subúrbios.
É do conhecimento comum que os jovens suburbanos em qualquer parte do mundo, tendem a usar de uma certa violência, quando se agrupam em gangues e assim, mas nunca se deve generalizar, até porque os rapazinhos Turcos não seguem esta regra, preferindo, nos seus tempos livres, uns toques na bola ou uma boa leitura do Corão.

Ora estas duas notícias dão-nos uma certa esperança no futuro da Humanidade.
A seguir aos últimos destemperos do Papa, na Alemanha, é justamente, esse mesmo País que começa, agora, a deixar para trás as "licenciosidades", como recomendava o nosso saudoso Ministro Freitas do Amaral.
Bem hajam, pela prudência.

TLIM

1 Comments:

At 1:18 da manhã, Anonymous Anónimo said...

LOL

 

Enviar um comentário

<< Home