RECEITAS DE COZINHA INTERNACIONAL
RECEITA APRESENTADA, DIARIAMENTE, NA RTP, POR MESTRE MALATO:
Selecciona-se um bom pedaço de asno ( se fôr asna é mais tenrinha, presta-se melhor à confecção), reservando uma boa quantidade de outros pedaços, em cima da banca, à espera de irem ao lume.
Sacode-se, prèviamente o pedaço escolhido, para deixar saír alguns sonhos que traga no interior.
Coloca-se, a seguir, num recipiente próprio para ir ao lume ( pode ser frigideira em forma de cadeira desconfortável, que é o indicado nestas receitas), começando por regá-lo (a) com perguntas fáceis.
Envolve-se, lentamente, muito lentamente, em sorrisos brejeiros, confidências familiares, risadas incontroláveis, alusões gastronómicas e piadas com barbas.
Tempera-se com dois ou três elogios.
Deixa-se ir fritando em lume bem brando, virando de um e de outro lado.
Se o pedaço fôr largando môlho ( leia-se: se for correspondendo às indicações imperceptíveis do cozinheiro), o tempo de preparação é mais longo, nunca ultrapassando, porém, duas ou três sessões.
A alguns dos outros pedaços, acontece, frequentemente, irem ficando fora do prazo de validade, tendo de ser deitados para o lixo.
Aproximando-se o fim da cozedura, vai-se mexendo, cada vez mais rapidamente e aumenta-se a temperatura do fogão.
Se o pedaço esturrar, ficando escuro e agarrado ao fundo da frigideira, terá de ser deitado fora, escolhendo-se outro e retomando os procedimentos indicados previamente.
Atingindo-se o ponto desejado, retira-se, entusiasticamente, do lume e serve-se quente, acompanhado de bastantes palmas e sorrisos crédulos.
Obs: Existem certos espectadores destas sessões culinárias que ficam com a sensação de a receita terá sido alterada, à última hora.
TLIM
8 Comments:
Pelos vistos, a culinária não tem segredos para ti, Sininho...
Consegues fazer um grande petisco com poucos condimentos.
Caro Luís:
Devo confessar, sem falsas modéstias, que cozinhar é um dos meus predicados...
Simplesmente... demolidora
'nos meus tempos de RTP, constava-se por vias travessas que este cozinheiro e uma sua assistente de origem espanhola gostavam de apurar o olfacto com uns pós brancos antes de irem para o "ar"... talvez as piadas fora do prazo e a constante hiperactividade de ambos provenham daí...'
Cara Maria:
É do que a casa gasta...
Caro Mega:
Sim senhor... Se o que o meu amigo sugere for verdade, então a senhora em causa deve andar, constantemente, à beira de um ataque de...overdose...
O ataque de nervos fica por conta de quem esquece onde deixou o comando do televisor e tarda a conseguir mudar de canal.
O grande problema não é só o cozinhado, é também a cozinha.
É que entre os 50 ajudantes do cozinheiro haja alguns com grandes responsabilidades que dão a cara para asneira da grossa.
Ver
http://www.youtube.com/watch?v=DQRVFILbEi4
Caro A. Leitão:
Esta do "Quem quer ser milionário" passou-se em França mas é o retrato fiel da ignorância dos que são "seleccionados" para dar a cara.
Igual ao de cá, sem tirar nem pôr.E até desejável, para não se gastar muito dinheiro...
Enviar um comentário
<< Home